ASAE inicia cooperação com os PALOP
Os inspectores das actividades económicas de Angola e de Portugal poderão vir a colaborar, ao nível da formação e da investigação, avançou ao SOL o inspector-geral da portuguesa Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em Lisboa.

Pedro Portugal Gaspar explicou que há projectos adequados para os inspectores angolanos receberem formação através da congénere portuguesa, estando ainda em estudo se as acções decorrerão em Portugal ou em Angola, bem como os calendários para a sua realização.

Este é um modelo já seguindo por outros PALOP. Na próxima semana, uma equipa da ASAE irá a Cabo Verde, no âmbito de um protocolo com a Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares. E que prevê o apoio técnico nos domínios laboratorial, formativo, de avaliação e comunicação de riscos na cadeia alimentar e de fiscalização. A missão inclui iniciativas com inspectores, agentes económicos e consumidores.

Ao longo deste mês, também uma delegação de Moçambique, com elementos da Inspecção Nacional das Actividades Económicas, viajará por diversas delegações da ASAE em Portugal, participando numa acção de formação de três semanas.

Subscrevendo várias parcerias com os países de expressão portuguesa, a cooperação internacional no mundo lusófono também faz parte da estratégia da ASAE, que aposta na partilha de informação e de recursos. “Pretendo criar um gabinete exclusivo para as relações internacionais, que vai abarcar a cooperação no espaço lusófono e em matéria internacional global”, avança o responsável, recentemente empossado.

“A ASAE tem realizado várias acções de interligação com parceiros lusófonos. Há protocolos com as congéneres de Cabo Verde, São Tomé, Angola, Moçambique e Timor”, salienta Pedro Portugal Gaspar, acrescentando que pretende alargar estas ligações ao Brasil e a Macau.

Fórum da CPLP em Maio

Para estreitar estas parcerias, em Maio deverá realizar-se o 2.º Fórum das entidades inspectivas e polícias económicas que, na sua primeira edição, em Cabo Verde, reuniu vários membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, entre os quais Angola.

O segundo Fórum da CPLP das Inspecções das Actividades Económicas, que decorrerá em Moçambique, visa agilizar a interacção entre as nações participantes no aprofundamento de matérias relativas à cooperação laboratorial, nas práticas e modelos inspectivos e na prevenção do crime económico, num mundo cada vez mais globalizado.

Fonte SOL 16-03-2014

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.