Leite português: menção da origem passa a ser obrigatória no rótulo
O ministro da Agricultura anunciou esta semana que Bruxelas deu luz verde ao pedido do Governo para que se torne obrigatória a menção da origem portuguesa na rotulagem do leite e dos produtos lácteos.

A medida vai permitir ao consumidores optarem de forma esclarecida por consumir leite de origem nacional ou produtos lácteos feitos com leite português. Esta tem sido uma das principais reivindicações do setor, que atravessa uma crise de baixa dos preços pagos ao produtor, a par do restabelecimento do regime de quotas leiteiras, que mantinha a produção controlada a nível europeu.

Portugal torna-se assim no segundo Estado-membro, depois da França, a adotar esta medida, que carece de autorização comunitária, tendo Bruxelas demorado cerca de 5 meses a concedê-la.

À margem da reunião do Conselho Europeu da Agricultura, que decorreu em Bruxelas, o ministro Capoulas Santos explicou que «irá agora a Conselho de Ministros um diploma que tornará obrigatório em Portugal que o leite e os produtos lácteos ostentem nas respetivas embalagens a menção da origem Portugal», acrescentando que «isto vai ser muito importante, porque o leite português é reconhecidamente de grande qualidade, e entra em Portugal leite de outras origens. Portanto, os consumidores passarão, de uma forma inequívoca, na prateleira dos supermercados, a poder fazer a opção entre o leite produzido em Portugal e leite produzido noutra qualquer origem».

Agronegócios, 25/01/2017

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.