
A retalhista francesa Carrefour anunciou que lançou aquela que é a primeira cadeia de blockchain para alimentos da Europa. A empresa afirmou, ainda, que planeia ampliar a tecnologia para mais oito linhas de produtos alimentares antes do final do ano.
Em comunicado, a retalhista explicou que o lançamento da tecnologia blockchain é um marco importante na implementação do plano de transformação ‘Carrefour 2022’. A solução foi lançada primeiro na linha de frangos Carrefour Quality Line Auvergne de gama livre e será lançado para mais oito linhas de produtos animais e vegetais, como ovos, queijos, leite, laranjas, tomates, salmão e bife de carne moída.
O blockchain será utilizado no setor de alimentos para que todas e cada uma das partes ao longo da cadeia de fornecimento, incluindo produtores, processadores e distribuidores, possam fornecer informações de rastreabilidade sobre o seu papel específico e para cada lote.
Este programa consiste em um código QR adicionado nos rótulos desses produtos alimentares, que podem ser scaneados pelos utilizadores utilizando os seus smartphones para obter uma série de informações sobre estes alimentos: sua origem, seu manuseio através das várias etapas de produção e, em geral, todo o processo que os produtos passam até chegarem às prateleiras das lojas. Desta forma, eles capacitam os consumidores fornecendo-lhes informações detalhadas sobre os alimentos que consomem e assim aumentando a transparência na produção de alimentos.
Por exemplo, no caso da carne de frango, os consumidores podem saber quem foi o criador, como os animais foram alimentados, que tipo de antibióticos foram dados e onde foram beneficiados.
“Tornar-se o líder da transição alimentar para todos é o objetivo que Alexandre Bompard estabeleceu para o grupo Carrefour. Fazer uso da tecnologia blockchain é um passo exemplar para alcançar esse objetivo. Este é um dos primeiros [projetos] na Europa e proporcionará aos consumidores uma transparência completa e garantida no que diz respeito à rastreabilidade dos nossos produtos “, explica Laurent Vallée, secretário geral do Carrefour e chefe de qualidade e segurança alimentar.
09-03-2018
Sistema de rastreabilidade blockchain
O blockchain será utilizado no setor de alimentos para que todas e cada uma das partes ao longo da cadeia de fornecimento, incluindo produtores, processadores e distribuidores, possam fornecer informações de rastreabilidade sobre o seu papel específico e para cada lote.
Este programa consiste em um código QR adicionado nos rótulos desses produtos alimentares, que podem ser scaneados pelos utilizadores utilizando os seus smartphones para obter uma série de informações sobre estes alimentos: sua origem, seu manuseio através das várias etapas de produção e, em geral, todo o processo que os produtos passam até chegarem às prateleiras das lojas. Desta forma, eles capacitam os consumidores fornecendo-lhes informações detalhadas sobre os alimentos que consomem e assim aumentando a transparência na produção de alimentos.
Por exemplo, no caso da carne de frango, os consumidores podem saber quem foi o criador, como os animais foram alimentados, que tipo de antibióticos foram dados e onde foram beneficiados.
“Tornar-se o líder da transição alimentar para todos é o objetivo que Alexandre Bompard estabeleceu para o grupo Carrefour. Fazer uso da tecnologia blockchain é um passo exemplar para alcançar esse objetivo. Este é um dos primeiros [projetos] na Europa e proporcionará aos consumidores uma transparência completa e garantida no que diz respeito à rastreabilidade dos nossos produtos “, explica Laurent Vallée, secretário geral do Carrefour e chefe de qualidade e segurança alimentar.
09-03-2018
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