almôndega do futuro
Laboratório de inovação da empresa tem-se debruçado sobre alternativas para substituir a carne servida nas suas 340 lojas ao redor do mundo.

A Ikea está longe de ser conhecida por sua atuação na indústria de alimentos. Afinal, trata-se da maior retalhista de móveis do mundo. Mas em suas 340 lojas ao redor do mundo, a empresa oferece 2 milhões de almôndegas diariamente nas áreas de alimentação. Não é de impressionar, portanto, que seu laboratório de inovação, o Space10, esteja trabalhando para criar a "carne do futuro".

O mais curioso destas almôndegas produzidas pelo Space10 é que, na prática, não contêm carne — pelo menos não de vaca, porco ou frango.

Segundo a revista Fast Company, o protótipo vem em duas versões. O primeiro leva legumes, como cenouras e beterrabas, enquanto o segundo é feito de bicho-da-farinha (para os menos familiarizados, uma larva). A larva seria uma alternativa mais sustentável, ao mesmo tempo em que é uma rica fonte de proteína. "E para uma verdadeira experiência sueca, gostamos de servir com puré de batatas e molho", escreve o Space10.

O grupo também desenvolveu versões mais sustentáveis ​​de outras receitas famosas, como um hambúrguer de bicho-da-farinha. São 100 gramas de beterraba, 50 gramas de pastinaca (tipo de raiz), 50 gramas de batata e 50 gramas de bicho-da-farinha.

Ikea burger do futuro
A equipe do Space10 garante que nenhum destes itens deve chegar ao mercado, mas serve como um experiência sobre o futuro da comida. Essa é exatamente a função do Space10: apontar para o futuro.

Space 10 - Laboratório de inovação da Ikea


Aninhado no coração do “meatpacking district” em Copenhaga, entre redutos hipster e start-ups de design, encontramos o Space10: um centro de pesquisa e espaço de exposições dirigido pela Rebel Agency para explorar e criar modelos de negócio inovadores e responsáveis para o futuro, que possibilitem uma vida mais sustentável e relevante para a maioria das pessoas. A Inter IKEA Systems B.V. tornou o Space10 possível, o que, num curto espaço de tempo, resultou em vários projetos interessantes.

O Space10 convida pessoas dos campos da arte, design e tecnologia para diferentes projetos de pesquisa, que resultam em diversos protótipos, exposições, eventos e workshops. Gostaria de provar uma almôndega impressa em 3D? Esse foi apenas uma das várias soluções futuristas investigadas pelo centro, num projeto chamado “Almôndega do Futuro” (Tomorrow’s Meatball).

Fonte: Fast Company 16-03-2018

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.