água por um euro
Lojas de conveniência são obrigadas a disponibilizar garrafas de 33 cl por um euro. No caso das máquinas de venda automática, as garrafas são de 50 cl.

É uma das queixas mais frequentes dos viajantes: o preço de uma garrafa de água nos aeroportos é demasiado elevado. Em Espanha, vai deixar de ser assim. A Aena, que gere os aeroportos do país vizinho, vai obrigar todas as lojas de conveniência e empresas exploradoras de máquinas de venda automática a cobrar no máximo um euro por cada garrafa de água.

A notícia foi avançada pelo jornal El País esta segunda-feira. O diário refere que a exigência já entrou em vigor nos novos contratos de concessão de espaços comerciais nos aeroportos espanhóis.

As lojas de conveniência são obrigadas a disponibilizar garrafas de 33 cl por um euro. No caso das máquinas de venda automática, as garrafas terão de ter 50 cl.

O El País acrescenta que estes preços já estão a ser praticados em 19 lojas distribuídas por sete aeroportos e em 134 máquinas de venda automática em seis aeroportos.

A medida segue uma recomendação de 2015 do Airport Council International (AIC). A associação mundial aconselhava então os gestores aeroportuários a assegurar uma oferta suficiente de garrafas de água com o preço máximo de um euro.

Além desta medida, a Aena também garante que vai disponibilizar mais dispensadores de água em todos os aeroportos do país.

Fonte: dinheiro vivo 26-03-2018

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.