vinho tinto pode reduzir o risco de cancro da próstata
O consumo moderado de vinho tinto pode reduzir o risco de cancro da próstata, já o vinho branco pode aumentá-lo. Esta é a conclusão a que chegou um grupo de médicos num estudo que analisou os dados de mais de 600.000 homens de todo o Mundo que participaram em vários estudos clínicos.

Mas, o que levou a este estudo? Devido à grande controvérsia, depois de vários estudos contraditórios, e com a intenção de clarificar o tema do vinho e a sua relação com a próstata de uma vez por todas.

Assim, um grupo de investigação coordenado internacionalmente, todos eles médicos — principalmente urólogos —, realizou um exaustivo estudo centrado especificamente em conhecer se o consumo moderado de vinho teria um impacto no cancro da próstata e se os efeitos variavam para o vinho tinto e branco. A equipa publicou os seus resultados na edição de Janeiro de 2018 da revista científica médica Clinical Epidemiology.

Seleccionar estudos


Aquela equipa de investigadores consultaram 930 publicações médicas e seleccionaram 17 que cumpriam as “maiores e mais rigorosas directrizes científicas”. Os estudos seleccionados avaliaram um total de 611.169 sujeitos, todos eles do sexo masculino.

Os resultados da análise levaram em conta os consumidores de vinho. As conclusões finais, publicadas pela equipa médica, revelam que o consumo moderado de vinho não aumenta o risco de cancro da próstata. Mas os resultados variam significativamente segundo a cor do vinho.

Os consumidores de vinho branco mostraram um ligeiro aumento de risco de cancro da próstata. No entanto, os bebedores moderados de vinho tinto registaram uma significativa diminuição de 12% no risco de padecer da doença.

Os investigadores salientam que os seus resultados requerem mais estudos sobre como o vinho branco e o vinho tinto podem afectar as células a nível molecular. Em todo o caso, e tendo em conta a rigorosa investigação levada a cabo por aqueles médicos, tratam-se de boas notícias para os apreciadores de vinho tinto.

https://medicalxpress.com/news/2018-05-wine-impact-prostate-cancer.html

Fonte: agroportal

 

Comentários:

Artigos mais lidos

  1. 15 dias
  2. 30 dias
Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.