trocar plástico por senhas de supermercado
Os supermercados nacionais vão ter unidades de recolha de plástico usado, que vão converter o peso entregue pelo consumidor em senhas de desconto.

A medida faz parte do pacote de iniciativas do Governo para reduzir o impacto da poluição causada por estes resíduos, que será apresentado esta quinta-feira.

Os planos foram divulgados ao Diário de Notícias pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e são parte do trabalho feito pelo grupo de trabalho sobre plásticos, que assinalou ainda o ano de 2021 para a implementação de um sistema mais alargado de incentivos.

O Governo vai ainda assinar protocolos com três organizações que estão no centro da indústria do plástico, sendo estas a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, a Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes não Alcoólicas e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

“Ao contrário de outros poluentes, este está mais dependente dos produtos de uso pessoal do que das grandes indústrias, por exemplo”, disse Carlos Martins. “É por isso que vamos lançar uma grande política de educação ambiental e sensibilizar a população para este problema específico.”

Por agora não existe uma data específica para ver este programa de trocas implementado, com o secretário de Estado a afirmar apenas que arrancará “a breve trecho”. Segundo dados do Eurostat, Portugal contribui com 370 toneladas anuais para o desperdício de plásticos global, ou seja, uma média de 31 quilos por pessoa.

Fonte: eco 07-06-2018

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.