cogumelos
A EFSA emitiu uma recomendação para a Comissão Europeia sobre os riscos para a saúde decorrentes do consumo de cogumelos selvagens, na sequência de relatórios relativos a contaminação com nicotina em amostras de cogumelos selvagens secos da colheita de 2008, maioritariamente oriundos da China.

Esta declaração da EFSA foi efectuada em resposta a solicitação urgente da Comissão a 27 de Abril.

A EFSA avaliou os riscos relacionados com a presença de nicotina em cogumelos selvagens frescos até 0,5mg/kg e concluiu que este nível não é seguro.

Os efeitos decorrentes do consumo de cogumelos selvagens contaminados, é provável que sejam fracos e durante um período curto de tempo, possivelmente envolvendo aumento do ritmo cardíaco, tonturas e dores de cabeça.

A EFSA emitiu recomendações à Comissão sobre os riscos associados a diferentes níveis de contaminação, de modo a ajudar os gestores de risco decidir relativamente às medidas de acção de seguimento adequadas a tomar.

As causas que conduziram à presença de nicotina nestes cogumelos não estão ainda clarificadas; podendo ser o uso de pesticidas ou uma série de outros factores tais como a contaminação acidental durante o processo de secagem.

Com o objectivo de ajudar os gestores de risco a estabelecer níveis de segurança para protecção dos consumidores, a EFSA usou a metodologia já estabelecida para definir os limites máximos de resíduos (LMR) para pesticidas em alimentos.

A EFSA propôs o valor de 0,036 mg/kg para a concentração de nicotina em cogumelos selvagens frescos que poderia ser aceitável como LMR.

Como a avaliação foi afectada por incertezas e limitações no que se refere aos dados disponíveis (níveis de contaminação e consumo de cogumelos selvagens na Europa), a EFSA recomendou que o LMR proposto fosse considerado temporário, e referiu que o programa de monitorização proposto pela Comissão irá ser útil para a obter uma base mais robusta para a definição do LMR.

2009.05.13

Fonte: ASAE

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.