A EFSA publica as primeiras quatro opiniões relativamente a aromas de fumo
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou a primeira de uma série de opiniões relativamente a aromatizantes, que são adicionadas aos alimentos para proporcionar aromas de fumo.

O painel da EFSA relativo aos materiais em contacto com os géneros alimentícios, enzimas, aromatizantes, auxiliares tecnológicos, expressou quanto á segurança relativa à utilização de dois aromas de fumo:
- Unismoke
- Zesti Smoke Code 10

e concluiu que a utilização do aroma Smoke Concentrate 809045 não constitui um preocupação quanto à segurança.

Estes resultados foram baseados na estimativa de exposição para todos os aromas de fumo que são utilizados na União Europeia e que serão hoje igualmente publicados, em separado, sob a forma de opinião.

Klaus-Dieter Jany, presidente do referido painel, referiu que “relativamente aos aromas Unismoke e Zesti Smoke Code 10, o painel concluiu não existirem margens suficientes de segurança entre, a estimativa de exposição aos dois aromas e a ingestão de níveis acima dos quais poderão causar efeitos adversos na saúde. Contudo, o painel concluiu que as margens de segurança para o aroma Smoke Concentrate 809045 foram amplamente suficientes.

Nos três casos, o painel considerou que os estudos foram suficientes para afastar quaisquer preocupações relativamente às questões de genotoxicidade, ou seja danos ao nível do material genético das células”.

2009.04.06

Fonte: ASAE

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.