asae policia
A área alimentar do mercado semanal de Espinho foi inspeccionada por 25 agentes da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, tendo sido apreendidos 335 quilos de pescado.

A secção do peixe foi a mais afectada pela acção dos inspectores da ASAE, cujas apreensões se deveram sobretudo à ausência de rotulagem quanto à origem do pescado e à falta de requisitos legais na sua exposição - o que tanto se aplica a pescado mal acondicionado em termos de embalagem como à falta de frio que permita conservá-lo fresco.

Distribuídos por 13 brigadas e acompanhados por agentes da PSP local, os inspectores da ASAE fiscalizaram também a venda de carne, vegetais, leguminosas e outros produtos alimentares, num total de 88 postos de venda, do que resultou ainda a apreensão de seis balanças por falta de controlo metrológico e a instauração de oito processos de contra-ordenação.

Anselmo Loureiro, talhante, confessa que recebeu os inspectores com algum nervosismo, porque "ninguém gosta de os ver chegar", mas diz que não foi apanhado desprevenido: "Já para evitar surpresas é que tenho sempre tudo em ordem: preçários, facturas do que está à venda, temperatura da vitrina - está tudo como eles mandam".

Marília Carvalho, uma vendedora de azeitona que também passou na fiscalização, encara com mais agrado as visitas da ASAE: "Na secção do peixe é bem preciso haver mais inspecção. Há muita gente que pega no peixe que sobra, leva-o para casa, congela-o e torna a vendê-lo na semana seguinte, como se fosse fresco. Se tornar a sobrar, ao fim do dia voltam a congelá-lo e passados oito dias trazem-no para cá outra vez".

Comerciantes a quem a ASAE confiscou peixe por mau acondicionamento ou falta de rotulagem não quiseram prestar declarações à Agência Lusa.

Uma vendedora que viu confiscados cerca de 30 quilos de bacalhau seco, embora não querendo identificar-se, desabafou: "É uma vergonha levarem-me embora este bacalhau todo, por ele não estar exposto à temperatura devida. Não tinham mais desculpa nenhuma para inventar? Então não se vê que isto é bacalhau seco, salgado? A temperatura ambiente vai lá estragar alguma coisa?"

2009.11.09

Fonte: JN

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.