Segurança alimentar e energética preocupa empresas do Ibas
Empresários do Ibas (grupo formado pela Índia, África do Sul e pelo Brasil), demonstraram durante o último encontro sobre oportunidades de negócios, na capital fluminense, preocupações com questões de segurança alimentar e energética.

Na avaliação do representante da Índia, o vice-presidente e diretor das Indústrias Barthi, Rajan Bharti Mittal, essas questões são desafios para o “desenvolvimento inclusivo” nos países. “Não podemos excluir as pessoas do crescimento”, reforçou.

De acordo com Mittal, o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e o Ibas devem ampliar discussões sobre os temas. “A China, o Brasil, a África do Sul e a Rússia têm grandes reservatórios”, lembrou com relação ao potencial hidroeléctrico dos países.

O representante da África do Sul, o vice-presidente do Bussiness South Africa, Mthunzi Mdwaba, avaliou que as parcerias nas duas áreas também são importantes para África. Mas destacou que é preciso contornar problemas de logística para facilitar parcerias.

IBSA IBAS “Embora o Brasil seja um grande produtor de alimentos, problemas de logística dificultam o comércio com o país, o envio [de produtos]. Não há linhas áreas”, afirmou.

O problema também preocupa o Brasil. Ao avaliar as rotas de comércio entre o Bric e o Ibas, o diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Norton de Andrade Mello Rapesta, reconheceu a situação

“Para mandar um contentor de Santos para a África do Sul, ele passa por Singapura e Dubai. As ligações aéreas também passam pela Europa , o que amplia a distância, o tempo, além do custo.”

O encontro empresarial Bric-Ibas, do qual participaram os representantes da Índia e África do Sul, antecedeu a 4º Cúpula Ibas e a 2º Cúpula Bric, que reuniram em Brasília os chefes de Estado dos países que integram esses grupos, respectivamente.

As reuniões aconteceram nos passados dias 14 e 15 de Março de 2010.

FONTE Agência Brasil

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.