Fórum Mundial Agricultura destaca a produção de alimentos até 2050
O Fórum Mundial de Agricultura (WAF - World Agricultural Forum) vai destacar o papel da América Latina no desafio de dobrar a produção de alimentos até 2050, além do abastecimento mundial de fibras, biocombustíveis e água. Tradicionalmente o evento acontece nos Estados Unidos e em países da União Europeia, mas neste ano será sediado na América Latina.

O objetivo é reunir produtores, indústrias de suprimentos agrícolas, empresas de tecnologia, instituições financeiras, transportadoras, empresas de telecomunicações, comerciantes e consumidores para discutir o futuro do agronegócio. Membros de governos e organizações políticas internacionais, cientistas, universidades, ONGs e meios de comunicação também participarão do debate.

Líderes políticos e da iniciativa privada, ex-políticos influentes e grandes players do agronegócio brasileiro e de países como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile, México, Peru e Costa Rica participarão do encontro, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de maio, em Brasília, e será presidido por James Bolger, ex-primeiro Ministro da Nova Zelândia. Eles tentarão esclarecer alguns pontos: os investimentos necessários na infraestrutura e produção da região; o possível papel de provedora de alimentos, fibras e combustível desempenhado pela América Latina; a forma como certas directrizes políticas afetam o abastecimento global; entre outros assuntos.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que até 2050 o mundo terá 9 biliões de habitantes que demandarão o dobro de alimentos. A melhoria nos rendimentos da população, principalmente em países em desenvolvimento, vai elevar a demanda por produtos mais sofisticados e a exigência dos consumidores por maior qualidade, preços viáveis e responsabilidade ambiental.

9 biliões de habitantes até 2050

O desenvolvimento da produção agrícola para atender a estas exigências é hoje um dos principais desafios do agronegócio. O resultado da Regional da América Latina do WAF será uma carta de recomendação aos governos da região sobre os investimentos e medidas necessários para adequar as políticas agrícolas, com base em um entendimento comum de objectivos e responsabilidades.

9 biliões de habitantes até 2050

O Fórum levantará temas polémicos, como o choque entre alimento e combustível, a segurança alimentar, a sustentabilidade da agricultura, os investimentos no agronegócio, a gestão de recursos naturais, o impacto do livre comércio, a tecnologia e aceitação da biotecnologia, o aumento da demanda e a redução da disponibilidade de água doce, os exemplos e os avanços em bioenergia, além da relação entre a agricultura e a mudança climática.

http://www.worldagforum.org/

05-05-2010

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.