Índia suspende início do cultivo de beringelas geneticamente modificadas
Na sequência dos protestos da sociedade civil, o Ministro do Ambiente indiano vetou o cultivo de uma variedade transgénica apesar de o comité responsável pelas decisões no que diz respeito às culturas de organismos geneticamente modificados ter dado a sua aprovação em 2009.

A Índia é actualmente o maior produtor de beringelas do mundo, cultivando mais de 4000 variedades e a "Mayhico", empresa parceira da multinacional americana "Monsanto", mostrou vontade de introduzir uma variedade geneticamente modificada do vegetal - conhecida como “BT brinjal” - alegadamente mais resistente às pragas.

Os testes à segurança daquele que seria o primeiro vegetal transgénico a ser produzido no país tiveram início em 2008, tendo em 2009 a entidade responsável pelas decisões relativas à aprovação das culturas geneticamente modificadas dado o seu aval.

O tema gerou controvérsia na sociedade indiana, com os activistas contra os OGMs e os produtores de várias províncias onde se cultivam beringelas a manifestarem-se contra aprovação do cultivo da “BT brinjal”.

stop bt brinjal

Depois de ter participado em reuniões em vários pontos do país, o Ministro do Ambiente indiano, Jairam Ramesh, anunciou que o cultivo de “BT brinjal foi suspenso para a realização de mais estudos que garantam que é seguro para os consumidores e para o ambiente.

Segundo explicou Jairam Ramesh “O sentimento do público é negativo. É o meu dever adoptar uma abordagem cautelosa”. E o ministro acrescenta que foi uma decisão difícil de tomar e que procura responder aos anseios de ambas ciência e sociedade.

Um correspondente da BBC em Deli diz que, na prática, a decisão suspende por tempo indeterminado o cultivo de qualquer vegetal transgénico na Índia. Recorde-se que o recurso a sementes geneticamente modificadas foi permitido pela primeira vez em 2002, para o cultivo de algodão.

Fonte BBC 10-02-10

{hwdvs-player}id=458|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=459|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.