Rastreabilidade
A rastreabilidade é a capacidade detectar a origem e seguir o rasto de um género alimentício, de um alimento para animais, de um animal produtor de género alimentício ou de uma substância alimentícia ou para alimentos para animais ao longo de todas as fases de produção, transformação, distribuição e comercialização (incluindo a produção primária).

Consiste em conhecer a partir do produto final a sua origem epercurso. Para tal é fundamental o registo de todos os intervenientes na cadeia alimentar. O nº de registo deve seguir os produtos.

Os operadores devem identificar a quem compraram e a quem forneceram um determinado produto e dispor de sistemas e procedimentos que permitam colocar essa informação à disposição das autoridades competentes, possibilitando a retirada do mercado de forma precisa e orientada

Os Géneros Alimentícios e os Alimentos para Animais devem estar adequadamente rotulados ou identificados por forma a facilitar a sua rastreabilidade.

Na Indústria Alimentar o processo de rastreabilidade inclui três etapas: a rastreabilidade a montante, a rastreabilidade interna e a rastreabilidade a jusante.

De um modo simplificado, a rastreabilidade a montante consiste na compilação de informação referente ao percurso do género alimentício ou do alimento para animais desde a produção primária até entrar na indústria em causa.

A rastreabilidade interna consiste em relacionar os produtos recebidos com os lotes produzidos.

A rastreabilidade a jusante consiste na ligação entre os lotes de produto produzido e o seu destino, ou seja, a entrega ao cliente ou consumidor.

 

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.