Múcua, o mais recente super fruto




Múcua, o mais recente super fruto
Todos os anos é eleito um super fruto, o ano passado foi a vez do fruto do Imbondeiro. Estes super frutos além de exóticos são excepcionalmente ricos em nutrientes e antioxidantes.

O fruto do Imbondeiro, mais conhecido por Múcua ou Mukua, pode ter até 25 centímetros de comprimento, tem no seu interior um miolo seco e comestível, desfaz-se facilmente na boca e o seu sabor é agridoce. Este fruto é rico em vitaminas e minerais.

Múcua, o mais recente super fruto Tem duas vezes mais cálcio que o leite e é rico em antioxidantes, ferro e potássio, e tem 6 vezes mais vitamina C do que uma laranja. As folhas podem ser comidas e as sementes produzem óleo comestível.

Ao dissolver-se a mukua em água a ferver obtém-se o sumo de múcua que, depois de arrefecido, é tomado como uma bebida fresca com um sabor muito apreciado em determinados países.

Adansonia digitata

Os embondeiros (Adansonia digitata), imbondeiros, baobás, baobabes, ou cabaceiras são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada).

Adansonia digitata As espécies alcançam alturas entre de 5 a 25 m (excepcionalmente 30 m), e até 7 m no diâmetro do tronco (excepcionalmente 11 m). Destacam-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

Os embondeiros desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folha caduca, caindo as suas folhas durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como a sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado: poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema.

Em Angola e Moçambique, esta árvore é conhecida por embondeiro, ou imbondeiro. Em certas regiões de Moçambique, o tronco desta árvore é escavado por carpinteiros especializados para servir como cisterna comunitária.

No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas.

O embondeiro é a árvore nacional de Madagáscar e o emblema nacional do Senegal.

Aprovado como ingrediente na União Europeia e nos EUA

Adansonia digitata Em 2008, a União Europeia aprovou a utilização e consumo de fruto de Imbondeiro como ingrediente em barras de cereais. Em 2009 a FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos da América, reconheceu como seguro o uso da polpa do fruto como ingrediente alimentar.

Uma organização sem fins lucrativos, a PhytoTrade África, tem planos para comercializar o fruto para benefício de cerca de 2,5 milhões de famílias mais pobres na África Austral.

A Baobab Fruit Co. do Senegal, comercializa o fruto na Europa e na América do Norte através do seu agente Conceptula LLC

http://www.phytotradeafrica.com/

http://www.baobabfruitco.com/

QUALI.PT 03-05-2010

{article 858}{title}
{introtext} {readmore}
{/article}

admin » 8pm - May 3, 2010
Baobab Fruit Company Senegal. The harvesting trip inside Villages...
avaliação : 2.8 (263 Votos)